Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) – Descubra como funcionará após as mudanças!

O que é o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR)?

Em uma empresa, muitos cuidados precisam ser tomados para que os processos sejam contínuos, ou seja, que eles se perpetuem. Sendo assim, um líder se utiliza de estratégias das mais diversas para auxiliar o prolongamento da sua atuação no mercado, como fazer economias, apostar em investimentos, e assim por diante.

Mas, infelizmente, não é apenas aos termos burocráticos que um empreendedor deve se atentar, pois, ele também é responsável pelo zelo em relação à saúde e à segurança de seus funcionários. Não apenas por puro cuidado, mas também é previsto por lei que os seus colaboradores possuem o direito de serem excluídos, ou pelo menos afastados ao máximo, de situações que possam atentar contra a saúde de cada um.

Então, para contemplar essa obrigatoriedade, explicitar todos os setores que devem atentar-se às normas e padronizar os métodos de prevenção e, assim, potencializar as possibilidades de conseguir sucesso na execução dessas medidas, o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um conjunto de medidas para evitar com que os trabalhadores sejam vítimas de acidentes provindos de qualquer natureza, assim, passando por cinco fases indispensáveis para evitar a ocorrência de qualquer revés para os funcionários, e elas são:

  • Identificação: diagnosticar a existência de um risco e suas características básicas;
  • Análise Qualitativa: entender a importância do risco e as probabilidades de ocorrência;
  • Análise Quantitativa: buscar e constatar os riscos e atribuir maior precisão em questão numérica;
  • Planejamento de Respostas: escolher e aplicar a resposta para o risco;
  • Monitoramento: monitorar constantemente para que, caso necessário, executem novas perícias para descobrir quais são as novas características do risco e como resolvê-los.

Entenda quais as principais mudanças promovidas pelo Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR)!

Se você ainda não sabe, ultimamente ocorreram mudanças que mudaram a cara do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), pois, atualmente, ele abrange as atuações do antigo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), porque o seu antecessor apenas dizia respeito aos riscos oriundos de fontes da natureza, e agora, possuem um caráter geral.f

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião, assim, responderemos o mais rápido possível! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Brigada de incêndio – Entenda a importância deste curso dentro da sua indústria!

O que é o curso de brigada de incêndio?

O curso de brigada de incêndio compreende ao treinamento voluntário de membros da equipe de sua indústria para aprender, na teoria e na prática, métodos e ações para casos de emergência que venham a ocorrer nas dependências do seu estabelecimento e nas proximidades também.

Dessa forma, uma maior segurança para os próprios trabalhadores é instalada, afinal, os próprios trabalhadores poderão prestar auxílio um ao outro, podendo até estreitar os laços de confiança entre eles mesmos e entre eles e você.

Entenda qual a importância de fornecer o curso de brigada de incêndio para os funcionários de sua indústria!

O curso de brigada de incêndio é de suma importância para as empresas que prezam pelos seus funcionários e pelas suas vidas, afinal, nunca se sabe quando uma situação emergencial pode surgir e ser evitada com ações rápidas e assertivas no momento em que é detectada.

Sendo assim, possuir trabalhadores treinados para garantir a prestação de primeiros socorros e combater incêndios é crucial para um empreendedor que precisa estar preparado para evitar reveses, muitas vezes, irreparáveis.

Portanto, em caso de desmaios, rapidamente, um colega de trabalho pode iniciar o atendimento para garantir que uma pessoa se salve de alguma circunstância adversa, ou em casos de princípios de incêndio, os equipamentos e métodos mais efetivos poderão ser utilizados para extinguir corretamente as chamas e evitar que elas acendam novamente, ou que a utilização dos materiais não apropriados causem danos ao patrimônio da empresa.

Visto isso, além de garantir uma segurança a mais para os itens que sua empresa possui, oferece mais proteção para os integrantes de sua equipe, pois eles poderão se ajudar em caso de emergência e prestar auxílio imediato.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo, assim, responderemos o mais rápido possível! E se ficou com alguma dúvida, ou então precisa do nosso auxílio, entre em contato conosco!

Medicina do trabalho – Você está negligenciando a saúde da sua empresa?

O que é a medicina do trabalho?

Quando se abre uma empresa, existem certas regras que guiam desde as estruturas físicas do seu estabelecimento – como qualquer lugar que possa apresentar potencial risco para pessoas – até normas de comportamento, a fim de evitar situações perigosas, com foco em seus funcionários.

Sendo assim, são as medidas que são adotadas para evitar acidentes e reduzir a exposição à agentes que causem danos à saúde dos trabalhadores, dessa forma, promovendo uma melhor qualidade de vida para cada um.

Entenda qual a importância de realizar corretamente as práticas que promovem a medicina do trabalho em sua empresa! 

Como dissemos acima, a medicina do trabalho compreende as mais variadas atitudes para prevenção de reveses, não apenas para o bem de suas finanças, que seria abalada pagando as indenizações e benefícios, mas para zelar pela saúde de seus colaboradores.

Portanto, para além do ambiente de trabalho, a vida de uma – ou mais – pessoas pode ser afetadas por negligências para com os cuidados dos seus trabalhadores, sejam elas lesões ou doenças ocupacionais, tudo precisa ser ao máximo evitado – e é seu dever aplicar as regras e providências para isso.

Antes de ter que remediar, vamos te ajudar a prevenir corretamente!

De fato, ter que conhecer, implementar e monitorar todas as regras da medicina do trabalho não é um trabalho fácil, pelo contrário, toma muito tempo – o qual você já não dispõe muito!

Então, conte com a Multilabor! Nós vamos oferecer os nossos serviços em medicina do trabalho e muito mais do que você precisa para que seu negócio não encontre com nenhum revés!

Entre em contato com a gente e garanta um futuro seguro para você, seus funcionários e suas finanças!