Novidades

Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) – Descubra como funcionará após as mudanças!

O que é o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR)?

Em uma empresa, muitos cuidados precisam ser tomados para que os processos sejam contínuos, ou seja, que eles se perpetuem. Sendo assim, um líder se utiliza de estratégias das mais diversas para auxiliar o prolongamento da sua atuação no mercado, como fazer economias, apostar em investimentos, e assim por diante.

Mas, infelizmente, não é apenas aos termos burocráticos que um empreendedor deve se atentar, pois, ele também é responsável pelo zelo em relação à saúde e à segurança de seus funcionários. Não apenas por puro cuidado, mas também é previsto por lei que os seus colaboradores possuem o direito de serem excluídos, ou pelo menos afastados ao máximo, de situações que possam atentar contra a saúde de cada um.

Então, para contemplar essa obrigatoriedade, explicitar todos os setores que devem atentar-se às normas e padronizar os métodos de prevenção e, assim, potencializar as possibilidades de conseguir sucesso na execução dessas medidas, o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um conjunto de medidas para evitar com que os trabalhadores sejam vítimas de acidentes provindos de qualquer natureza, assim, passando por cinco fases indispensáveis para evitar a ocorrência de qualquer revés para os funcionários, e elas são:

  • Identificação: diagnosticar a existência de um risco e suas características básicas;
  • Análise Qualitativa: entender a importância do risco e as probabilidades de ocorrência;
  • Análise Quantitativa: buscar e constatar os riscos e atribuir maior precisão em questão numérica;
  • Planejamento de Respostas: escolher e aplicar a resposta para o risco;
  • Monitoramento: monitorar constantemente para que, caso necessário, executem novas perícias para descobrir quais são as novas características do risco e como resolvê-los.

Entenda quais as principais mudanças promovidas pelo Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR)!

Se você ainda não sabe, ultimamente ocorreram mudanças que mudaram a cara do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), pois, atualmente, ele abrange as atuações do antigo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), porque o seu antecessor apenas dizia respeito aos riscos oriundos de fontes da natureza, e agora, possuem um caráter geral.f

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião, assim, responderemos o mais rápido possível! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *